ALERGIA

Alergia respiratória: O que é, tipos, sintomas e Tratamentos

A alergia respiratória é uma reação do sistema imunológico à exposição do organismo a alguma substância alérgena.

Acompanhe e saiba mais!

Insira o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog sobre saúde e qualidade de vida!

Alergia respiratória: O que é, tipos, sintomas e Tratamentos


É só o tempo virar que as crises alérgicas começam a aparecer, causando incômodo e mal-estar. É difícil encontrar alguém que não sofra com esse problema. Afinal, o que é alergia respiratória, quais são suas causas e qual é o melhor tratamento?

A alergia respiratória é uma reação do sistema imunológico à exposição do organismo a alguma substância alérgena. Essa substância, que pode ser poeira, ácaro, fungos, mofos, pelos de animais, entra no corpo humano através das vias respiratórias.

As causas da doença variam de pessoa para pessoa e podem ter origem genética ou ligada a fatores ambientais. Em alguns casos, infecções virais e bacterianas também dão origem às alergias.

As alergias respiratórias são divididas em dois tipos:

1) Asma: inflamação das vias aéreas

2) Rinite: inflamação das mucosas nasais

• Quais são os sintomas?

Os sintomas da rinite alérgica variam entre: espirros, coriza, coceira no nariz, garganta e na região dos olhos e entupimento das narinas.

Na asma, os agentes alérgenos causam uma contração da musculatura dos brônquios gerando dificuldade na respiração, tosse e chiado no peito. Os sintomas da asma geralmente pioram à noite.

Tratamentos da alergia respiratória
As alergias respiratórias não têm cura. O que pode ser feito é o controle dos sintomas e prevenção das crises. Também podem ser solicitados exames e testes para a identificação do agente causador da alergia, a fim de promover mudanças no ambiente. Assim, a pessoa pode evitar ao máximo o convívio com o alérgeno.

Em momentos de crise de rinite, é indicado o uso de medicamentos antialérgicos, como anti-histamínicos, corticosteroides e descongestionantes nasais. Quando não tratada, a rinite pode provocar sinusites e otites. O uso de soro fisiológico para a lavagem das narinas também é uma boa opção para evitar as crises.

Na asma, dependendo da gravidade do quadro, pode ser indicado o uso de broncodilatadores. Para controlar a doença, também são indicados corticosteroides e anti-histamínicos. A asma pode gerar crises fatais/ por isso, o cuidado para evitar as crises é de suma importância.

Para isso, é importante o indivíduo conhecer os causadores do problema, evitando exposição a eles. Além disso, o controle da ansiedade é essencial para evitar o pânico, comum nos momentos em que há dificuldade para respirar.

Em alguns casos, pode ser indicado o tratamento por imunoterapia, ou seja, aplicação de vacinas para que o indivíduo desenvolva uma maior tolerância aos alérgenos que lhe causam reação.

• Como prevenir

Para prevenir as alergias respiratórias, é importante manter o ambiente sempre bem ventilado e livre de poeira e ácaros. Algumas pessoas têm alergia a determinados tecidos de roupas, cobertores, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia. Portanto, é preciso identificar esses casos e eliminar estes itens da casa.

Em casas úmidas, é preciso eliminar as causas do mofo e manter os cômodos com muita ventilação. O uso de desumidificadores pode ser uma boa opção nestes casos.

Vale lembrar que o cigarro também é extremamente prejudicial para pessoas com alergia.

Lembre-se: se você apresenta sintomas de alergias respiratórias, não deixe de consultar um alergologista para iniciar o tratamento.

Em breve: Visite a nossa loja virtual para conhecer nossos produtos: http://www.medshopsurgery.com/

Até breve.

Share on facebook
Facebook

Superando obstáculos e metas desafiadoras, sendo considerada uma das maiores distribuidoras do Estado do Maranhão.

Início

(98)-3248-3888  administracao@medsurgery.com.br

MED-SURGERY Hospitalar Ltda © Todos os direitos reservados.

SÃO LUÍS - MARANHÃO - BRASIL

Trabalho feito com ❤ e profissionalismo!