CIRÚRGICO

Os avanços da cirurgia robótica

Acompanhe e saiba mais!

Insira o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog sobre saúde e qualidade de vida!

Os avanços da cirurgia robótica

As mudanças promovidas pelo desenvolvimento tecnológico estão transformando diversos setores da economia, e isto não é diferente no segmento da saúde. Uma das novidades é a cirurgia robótica, que oferece cada vez mais possibilidades ao segmento.

E neste artigo, você poderá saber mais a respeito desse assunto e seus avanços. Vamos lá? Então continue lendo!

O que é a cirurgia robótica?

Em primeiro lugar, esse é um tipo de cirurgia minimamente invasivo. Em vez de operar por meio de grandes incisões, como ocorre em um procedimento tradicional, a cirurgia robótica utiliza instrumentos cirúrgicos miniaturizados que se encaixam em uma série de incisões de tamanho bem pequeno.

Tais instrumentos são controlados pelo cirurgião por meio de um console localizado na sala de cirurgia. Assim, ele é capas de operar simultaneamente todos os componentes do equipamento com o auxílio de uma câmera e um monitor estereoscópico de alta definição. Isso lhe dá uma visão 3D em realidade virtual, que é melhor e mais detalhado do que o olho humano pode fornecer.

Cada movimento que o cirurgião faz com os controles é replicado pelo robô. Se necessário, pode-se até adaptar as escalas desse movimento, garantindo assim maior precisão. Além disso, graças ao design do console, os olhos e as mãos do cirurgião estão sempre perfeitamente alinhados à visão do local da cirurgia, minimizando a fadiga.

O resultado de tudo isso é a garantia de um controle sem precedentes por parte do médico, e um procedimento minimamente invasivo ao paciente.

Quais são as suas vantagens?

Utilizando essa tecnologia avançada, é possível realizar um mínimo crescente de procedimentos cirúrgicos gerais, urológicos, ginecológicos e cardiotoráxicos mais complexos. E como eles não exigem mais grandes incisões, os pacientes experimentam uma série de benefícios em comparação à cirurgia aberta. Vejamos alguns deles!

  1. A invasão ao corpo é mínima

Como dissemos, os cirurgiões não precisam usar as mãos para acessar diretamente o corpo, o que permite incisão bem menores. O uso de braços robóticos também filtra possíveis tremores nas mãos do médico, reduzindo a chance de cortes ou perfurações inadvertidas, capazes de causar sangramento e infecções.

Justamente por conta disso, a cirurgia robótica é uma ótima opção para quem precisa operar áreas de difícil alcance no corpo. Nesses casos é comum que os principais vasos sanguíneos ou outros órgãos vitais estejam próximos, o que tornaria o procedimento tradicional mais arriscado.

  1. Há menos dor e perda de sangue

Os avanços da cirurgia robótica

Com incisões menores mais precisão, os pacientes sentem menos dor durante e após a cirurgia, inclusive, ficam menos dependentes de analgésicos ao longo da recuperação, minimizando seus riscos.

A perda de sangue durante a cirurgia robótica também é mínima, reduzindo bastante a necessidade de transfusões, uma grande vantagem, considerando que, em cirurgias tradicionais, essa perda de sangue pode causar complicações e resultar em recuperação ainda lentas.

  1. Há mesmo chance de infecção

De fato, o risco de infecção existe em qualquer procedimento cirúrgico, podendo atrasar a recuperação e manter os pacientes no hospital por mais tempo. Algumas áreas do corpo, no entanto, têm uma chance maior de infecção do que outras, particularmente quando grandes partes são expostas devido às longas incisões.

Então, como a cirurgia robótica é menos invasiva, esse risco de se desenvolver uma infecção é reduzida, evitando assim as potenciais complicações que a acompanham.

  1. A recuperação é mais rápida

Ainda por ser minimamente invasiva, esse tipo de cirurgia costuma exigir menos dias para o corpo se recuperar do que em um procedimento tradicional. O tempo de cura depende das circunstâncias particulares de cada caso e cada pessoa. Ainda assim, na maioria das vezes o paciente é capaz de retornar as suas atividades normais, incluindo o trabalho, dentro de algumas semanas após a cirurgia assistida robótica.

Além desse tempo de recuperação potencialmente mais curto, há menos trauma para o corpo, o que garante aos pacientes uma exposição bem menor a cicatrizes à medida que se recuperam.

  1. Os procedimentos podem ser feitos à distância
Facebook

Superando obstáculos e metas desafiadoras, sendo considerada uma das maiores distribuidoras do Estado do Maranhão.

Início

(98)-3248-3888  administracao@medsurgery.com.br

MED-SURGERY Hospitalar Ltda © Todos os direitos reservados.

SÃO LUÍS - MARANHÃO - BRASIL

Trabalho feito com ❤ e profissionalismo!