FERIDA

5 Passos para tratamento de feridas com curativos

Se o ferimento for pequeno e superficial não há a necessidade de procurar atendimento médico. Você mesmo pode tratá-lo sem complicações, apenas com medidas básicas de higiene e alguns materiais de primeiros socorros. Veja os 5 passos para fazer em casa.

Acompanhe e saiba mais!

Insira o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog sobre saúde e qualidade de vida!

5 Passos para tratamento de feridas com curativos

Ainda que elas sejam mais propensas durante a infância, as feridas na pele podem surgir a qualquer momento. Basta uma queda acidental, uma batida no móvel da sala ou um simples descuido com a faca na hora de cozinhar, para que os cortes e arranhões façam uma marca na pele e causem incômodo.

Se o ferimento for pequeno e superficial não há a necessidade de procurar atendimento médico. Você mesmo pode tratá-lo sem complicações, apenas com medidas básicas de higiene e alguns materiais de primeiros socorros. Veja os 5 passos para fazer em casa.

Passos simples e essenciais
A maioria dos ferimentos simples pode ser tratada apenas com a limpeza feita com água fria e sabão neutro. Esse primeiro passo ajuda a remover a sujeira e acelerar o processo de cicatrização natural da pele. Para isso, é importante lavar as mãos antes de entrar em contato com a ferida. Depois, use água corrente e um pouco de sabão com movimentos suaves até remover todas as impurezas. No primeiro momento, não é necessário colocar nenhuma bandagem. Use uma toalha para remover o excesso de água e espere secar naturalmente.

Depois, para proteger o ferimento de sujeira e acelerar a cicatrização, coloque uma proteção adequada. Em feridas pequenas, apenas um curativo adesivo resolve a situação. Já nas lesões maiores, coloque uma gaze e prenda na pele com atadura ou fita microporosa.

O terceiro passo é fazer a troca regular dos curativos. Geralmente, ela deve ser feita uma vez ao dia, mas pode variar de acordo com o tamanho da lesão. Antes de realizar o procedimento, higienize as mãos. Observe se o ferimento ainda está com sangue ou alguma sujeira, pois será necessário fazer uma lavagem com soro fisiológico. Espere pela secagem e coloque uma proteção nova.

A penúltima etapa do processo depende do tempo. Caso a ferida tenha sido completamente fechada – com a famosa “casquinha” –, você pode tirar o curativo. Porém, evite cutucar ou mesmo remover a casca, pois ela é uma proteção natural do seu organismo.

O último passo é esperar pela cicatrização natural da pele. Caso perceba que a “casquinha” tenha caído, mas a ferida ainda não foi completamente curada, refaça a limpeza e os curativos.

Se o ferimento não apresentar qualquer melhora após uma semana de tratamento ou algum sinal diferente, como pus ou mudança nas características, procure atendimento médico. O profissional deve fazer uma avaliação mais detalhada do problema e um curativo adequado. Em alguns casos, se houver a presença de uma infecção, ele pode recomendar pomadas ou outro tipo de medicamento.

Além disso, se o ferimento for grande e profundo, ou se você tiver dificuldade em estancar o sangue, vá diretamente ao pronto socorro mais próximo. Cortes fundos geralmente precisam de atenção especial, como compressão ou pontos, e sangramentos podem indicar que algum vaso maior foi rompido.

Em casos como este, é importante ter sempre em mãos um kit de primeiros socorros. São problemas simples que podem ser resolvidos com cuidado e material adequado. Para ter acesso ao que há de melhor para sua saúde, visite a loja da Med-surgery e veja o que temos a oferecer!

Até breve.

Share on facebook
Facebook

Superando obstáculos e metas desafiadoras, sendo considerada uma das maiores distribuidoras do Estado do Maranhão.

Início

(98)-3248-3888  administracao@medsurgery.com.br

MED-SURGERY Hospitalar Ltda © Todos os direitos reservados.

SÃO LUÍS - MARANHÃO - BRASIL

Trabalho feito com ❤ e profissionalismo!